Espaço Litúrgico

A ASSEMBLEIA CRISTÃ

O formato octogonal dá forma a assembleia, que é membro da Igreja em que Cristo é a cabeça. A assembleia se une na presença de Deus nos fatos da vida e nos sacramentos, favorecendo a participação na liturgia.

PRESBITÉRIO

O presbitério ressalta o papel do presbítero como ministro principal da assembleia, presidindo-a e guiando a pregação, e como membro da comunidade reunida em torno da mesa da Palavra e do Pão. Devido ao fato do padre atuar in persona Christi, o presbitério representa a cabeça, como Cristo que é a cabeça da Igreja.

AMBÃO

É o lugar do anúncio profético e apostólico pascal e iluminante, de onde se proclama as leituras nas celebrações.

O ambão representa a boca de onde a Palavra de Deus vai ao encontro do cristão, e sua posição central faz presente a importância da Palavra de Deus no corpo eclesial.

ALTAR

No altar se torna presente, sob os sinais sacramentais, o sacrifício da cruz. É também a mesa do Senhor, à qual o povo participa quando é convocado para a missa: é o centro da ação de graças que se cumpre a Eucaristia.

A mesa representa, por sua dimensão e por se localizar ao centro, o coração da assembleia.

PIA BATISMAL

A pia batismal representa o trabalho de reconstrução da Igreja que nos guia à redescoberta do próprio batismo. Nela acontece o batismo por imersão, momento muito esperado na Vigília Pascal: nascemos na fé, da Igreja que é mãe, dentro de uma assembleia que testemunha, por isso a pia batismal representa o útero. Sobre a pia também são celebrados funerais, o dies natalis, passagem do cristão desse mundo para a casa do Pai.

Forma Octogonal

Sua forma octogonal nos remete ao número oito, que é:

  • o número de Cristo ressuscitado;
  • de pessoas salvas na arca de Noé;
  • de dias para o retorno da pomba como ramo de oliveira e das bem-aventuranças.

Quem emerge no octógono corre para a ressurreição e para o céu.

Formato de Cruz

O formato de cruz da pia batismal remete que o catecúmeno desce nu ao batistério como cristo foi à Cruz. Ao centro da cruz, na parte mais profunda, temos a pedra negra, que significa Cristo pedra angular, e uma cruz gloriosa, que é sinal da ressurreição.

Mosaicos

Os mosaicos representam os quatro evangelistas. Mateus representado por um homem alado, Marcos representado por um leão, Lucas por um touro, e por fim João representado por uma águia.